A NOSSA HISTÓRIA

Nascido a 8 de Dezembro de 1910, o Nacional Sport Grupo veio a adoptar a sua actual denominação - CLUBE DESPORTIVO NACIONAL - em 1922. Desempenhando desde sempre um forte papel desportivo e social na Madeira, destacando-se pelo seu papel empreendedor que levou, nomeadamentem á construção do Barreiros Stadium, actuais instalações centrais para muitos desportos de outros clubes da Região Autónoma da Madeira, assim como actualmente com instalações próprias na Choupana onde "a menina dos olhos" dos seus dirigentes e orgulho de todos os associados, é o Estádio Eng. Rui Alves, que brevemente e após a conclusão das obras terá capacidade para seis mil lugares.

Nos desportos motorizados, naquele que foi um período conturbado para o automobilismo no arquipélago, a colectividade alvi-negra foi uma das principais promotoras ao emprestar o seu nome a duas das poucas provas realizadas nos anos 80.
Em 2000 outro sonho se concretiza, o alvará para organização de provas automobilisticas, aprovado em Assembleia Gerral da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting em Outubro dessa ano.

Desde então, a Secção de Automobilismo do Clube Desportivo Nacional liderada por José Canha e, que teve como fundadores, Vasco Nóbrega (já falecido), João Gomes e Vasco Nóbrega (filho), têm visto o seu trabalho reconhecido e sido distinguidos com vários prémios e distinções dos mais variados observadores, desde a Comunicação Social ao público, passando por imparciais e avalizados concorrentes.

Partindo de uma posição menos vantajosa, pela necessidade de criar a partir do zero a secção de automobilismo, o Rali do C.D.Nacional foi considerado logo no ano de estreia - 2001 - a melhor prova do Campeonato Regional de Ralis da Madeira, passando mesmo por uma candidatura ao Campeonato Nacional da especialidade em 2004, que embora com excelente relatório dos Observadores, vozes mais altas se levantaram contra este desejo. Não desistindo da sua nobre qualidade e estando sempre atentos a todos os movimentos e espreitando sempre uma ocasião propícia, para uma nova candidatura, a Comissão Organizadora do Rali do C.D.Nacional - José Canha, Carlos Mariano, Inês Canha, Nelson Ferreira, Francisco Bonito, Rui Daniel Silva, Luís França e Ricardo Sousa, vêm novamente o seu trabalho reconhecido em 2006, com o melhor relatório de Observação da FPAK, de sempre.

O seu Team de Ralis, denomimado por,Team de Ralis do C.D. Nacional, tem sido uma mais valia, pois além de ser Bi-Campeão, por este têm passado nomes como José Barros/João Pimenta, Nuno Freitas/André Camacho, Elias Gouveia/Luís Neves, Alexandre Camacho/Jorge Gonçalves, ino Freitas/Renato Vieira, Emanuel Caldeira/Vasco Mendonça, Rui Fernandes/Rui Abreu, Ricardo Ramos/Bruno Rodrigues, Vasco Silva/Marco Ornelas, Ricardo Oliveira/Roberto Castro, Filipe Freitas/Daniel Figueiroa, Hermano Couto/Nelson Dinis, Duarte Lagos, Bruno Gouveia, Avelino Dantas, entre outros, onde no ano 2007 se irão juntar Samir Sousa/Duarte Miranda e João Magalhães/Jorge Pereira.

Centralizado no Funchal, cuja autarquia sempre foi parceiro preponderante na sua realização, o Rali do C.D. Nacional cujo evento em 2007 está agendado para 14 e 15 de Setembro, irá juntar-se três Ralis Open, que irão viabilizar o Troféu da Madeira para VSH e CLÁSSICOS, sendo mais uma iniciativa da dinâmica equipa que compõe a nossa secção. Estes Ralis Open, serão denominados por Rali Open do Monte/Mesquita, Rali Open de S.Vicente, Rali Open da Calheta, tendo todos eles o apoio das autarquias e juntas de freguesia locais.

Por fim, alguns dos pormenores que caracterizarão as nossas provas surgem reformuladas, sempre nas procura de uma maior qualidade para os Concorrentes, Comunicação Social e População em geral.
Neste sentido, apresentar-se-ão o mais concentrados possíveis por forma a proporcionar um grande ritmo competitivo e uma reduzida necessidade de encerramento de estradas.

Aproveitando a ocasião, desejo que o ano de 2014, seja repleto dos maoires éxitos para todos os seus intervenientes, e que o site disponibilizado pela Secção de Automobilismo do C.D. Nacional, seja do vosso agrado e utilidade.

Por tudo isto, aliado ao número de provas por nós Organizadas e o número de filiados na FPAK por parte do C.D.Nacional, levou que o Presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e conforme os Estatutos, na atribuição de votos, coloca o nosso Clube no 2º Lugar da lista dos Clubes e Associações da R.A.Madeira, seguido do Club Sport Madeira, que organiza uma prova do Campeonato da Europa de Ralis.

Recompensa pelo trabalho e dedicação dos elementos da Secção de Desportos Motorizados, assim como pelo esforço e apoio dos dirigentes do C.D.Nacional, á Secção na causa do desporto automóvel “Ralis”.

Além dos Ralis já agendados, do apoio ao Team, será também objectivo de levar-mos ás Escolas da Região, principalmente aos locais onde se desenrolam as nossas provas, palestras sobre Segurança Rodoviária e Segurança nos Ralis, com a presença de elementos da Comissão Organizadora e pilotos.

Resta apenas desejar-mos aos nossos Pilotos, elementos da nossa Secção e aos nossos principais patrocinadores, um ano cheio dos maiores sucessos, e que os objectivos traçados por cada um se concretizem.


José A.S. Canha